Diferenças entre sexo, orientação sexual e gênero

Sexo
O que determina o sexo de uma pessoa é a anatomia do seu corpo. Ou seja, biologicamente, nascemos menino ou menina, em função de um órgão sexual. Esta ideia reflete o que todos temos assimilado, que temos um sistema reprodutor, características físicas secundárias (como seios ou barba) e sexualmente somos definidos por esses elementos.
Verdade? Não necessariamente. O sexo é apenas uma parte da identidade sexual de uma pessoa. É apenas a parte física desta identidade, que pode encontrar diferentes posturas psicológicas.
Orientação sexual
Toda pessoa, além do sexo, tem uma orientação íntima que define seus interesses, um impulso que configura sua atração sexual. Esse é o aspecto psicológico que complementa o sexo, possibilitando à pessoa estabelecer quais são suas preferências nas relações sexuais e sentimentais.
Isso é o que define a orientação sexual da pessoa, que pode ser heterossexual, homossexual ou bissexual. Para alguns especialistas, apesar de não haver consenso, ser assexual também é uma orientação sexual.
shutterstock-345123230.jpg
Gênero
Neste caso, não estamos falando apenas de um aspecto físico ou psicológico. Aqui também há uma questão social e de construção de identidade. Uma pessoa se reconhece como feminino ou masculino, independente de sexo ou orientação sexual.
Isso é a identidade de gênero. É escolher, se identificar com determinados valores, posturas e condutas sociais, que culturalmente estão associadas a determinado gênero, feminino ou masculino, sem que seu sexo biológico seja o determinante.
Dentro da identidade de gênero, há dois grandes grupos:
  • cisgênero - se identifica com o mesmo gênero do seu sexo biológico,
  • transgênero - se identifica com o gênero oposto ao do seu sexo biológico.
Com esta informação, fica mais fácil entender as principais diferenças entre estes conceitos e imaginar toda a complexidade que eles envolvem.

Fonte: https://br.mundopsicologos.com/artigos/diferencas-entre-sexo-orientacao-sexual-e-genero