Saiba como denunciar casos de crimes digitais, por Ricardo Oliveira

As pessoas que utilizam a web sabem diferenciar o que é certo do que é errado, porém muitas deles não sabem como proceder em caso de ilegalidades que venham a ocorrer, para que a justiça possa punir as pessoas que estão realizando crimes.
A criação de sites que contenham conteúdos digitais criminosos, como Racismo, Pornografia infantil, maus tratos contra animais, tráfico de pessoas, homofobia, xenofobia, intolerância religiosa, e todo tipo de crime que vai contra as normas de Declaração Universal dos Direitos Humanos e as leis nacionais, a cerca do tema.
Para denunciar, primeiramente o usuário deve certificar qual o tipo de crime ele julga ilegal. O site oficial da SaferNet – Associação sem fins lucrativos, que tem o apoio da Justiça Federal, do Ministério Público Federal e do Comitê Gestor da Internet no Brasil – explica cada um dos crimes, para que o usuário possa denunciar o crime corretamente.
Após identificar o tipo de crime, o usuário deve preencher os campos de dados e explicar o porque ele fez aquela denuncia. Verificações serão feitas e pessoas da companhia entrarão em contato com o dono da página, pedindo a retirada do conteúdo.
Não é necessário identificar-se para realizar a denúncia, pois as mesmas são anônimas. A SaferNet não pode punir os criminosos, apenas pedir para que o conteúdo seja retirado, mas como tem o apoio da entidades maiores e as informações são expostas a eles da mesma forma, a Justiça pode tomar providencias e punir os culpados.
As denúncias à SaferNet são específicas para casos em que o usuário presenciou os crimes e vai denunciá-los, mas se a questão é que o usuário foi vítima do crime, é aconselhável que ele vá até à delegacia mais próxima, que trabalha diretamente com esses tipos de crimes, ou à uma outra delegacia e denuncie o crime, de preferência com documentos que possam provar que você foi vítima.
Denuncie crimes para que a Justiça possa tomar providências, assim você defende sua própria imagem e ajuda a proteger outras pessoas da mesma forma. Agora que você sabe como e onde denunciar, não deixe que informações erradas passem por você de forma “invisível”, tome uma atitude e contribua para um mundo melhor.

Comentários