Tribunal de Justiça da Paraíba faz 120 anos

Apresentação do Memorial Virtual do Judiciário e lançamento de livro marcam evento nas comemorações dos 120 anos do TJPB

Gerência de Comunicação
A comissão especial encarregada pelas comemorações do 120º aniversário do Tribunal de Justiça da Paraíba se reuniu, na tarde desta quinta-feira (19), para fechar os últimos detalhes da programação do evento do próximo dia 26, quando será apresentado o “Memorial Virtual do Poder Judiciário”. Também começaram a definir a programação da 4ª etapa, prevista para o dia 30 de junho, que terá como homenageado o político e jurista Epitácio Pessoa.
O desembargador Marcos Cavancanti de Albuquerque, presidente da Comissão, destacou a importância do memorial virtual, não só como resgate da memória e da história do Poder Judiciário, mas também como fonte de pesquisa acadêmica, que ficará à disposição da sociedade. Na programação do dia 26, haverá também o o lançamento do  livro “Personalidades Jurídicas e Políticas”, de autoria do próprio desembargador, assim como a distribuição do quarto número do Informativo “Judiciarius”, com reportagens históricas sobre a trajetória do Tribunal.
A criação e o conteúdo do memorial do Poder Judiciário tem a contribuição de todos os membros da Comissão, no entanto, coube ao assessor da Presidência, membro da comissão e escritor Evandro da Nóbrega, a pesquisa para consolidação do conteúdo final, que será disponibilizado no Memorial Virtual. (www.memorialvirtual.tjpb.jus.br). Já os trabalhos técnicos e a programação visual da página foram de responsabilidade do assessor técnico do TJ, João Paulo Fechine Sette.
No que se refere às homenagens a Epitácio Pessoa, na programação da quarta etapa, os membros da comissão decidiram que haverá uma conferência do professor, procurador e escritor Marcílio Franca, sobre o perfil de Epitácio Pessoa como jurista. Na oportunidade será reaberto ao público o museu memorial e cripta de Epitácio Pessoa. No local, além dos restos mortais do jurista e de sua esposa, estará exposto acervo fotográfico e objetos que pertenceram ao homenageado.
Comissão - Integram a Comissão Especial dos 120 Anos do TJPB os desembargadores Marcos Cavalcanti de Albuquerque (presidente); Arnóbio Alves Teodósio, José Ricardo Porto, Maria das Neves do Egito de Araújo Duda Ferreira, João Alves da Silva, Romero Marcelo da Fonseca Oliveira; o Dr. Márcio Roberto Soares Ferreira; o escritor Itapuan Botto Targino; o escritor e jornalista Evandro da Nóbrega; o historiador Humberto Cavalcanti de Mello e o arquiteto Umbelino Peregrino de Albuquerque, representante na Paraíba do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Comentários